A potente Chevrolet Corvette foi referida como o «carro desportivo da América» em mais de uma ocasião – e por um bom motivo. Ela oferece doses de desempenho que superam em muito a sua classe de preço. Encontrada nas listas de desejos de entusiastas da velocidade em todo este país, a Corvette representa o tipo de sonho acessível ao qual muitos aficionados por carros podem aspirar.
Cada geração tem seus próprios méritos e peculiaridades, com as iterações mais recentes competindo com os melhores supercarros de lugares como a Itália. Um fornecimento constante – mas ainda relativamente limitado em comparação com os modelos de mercado de massa verdadeiros – produzido na fábrica de Kentucky significa que, embora não haja uma Corvette em cada esquina, uma abundância de exemplos de segunda mão no mercado de carros usados coloca o modelo ao alcance de ainda mais entusiastas com um sonho.
1 - 1953
O primeiro modelo a surgir com o nome apareceu em 1953, após ter sido exibido no show Motorama da GM. Havia planos para vender cerca de 300 destes conversíveis, embora se estime que apenas 183 compradores tenham aparecido. Todos foram pintados de Branco Polo e usavam estofamento vermelho no interior, todos saídos de uma linha de montagem em Michigan.
2 - 1983
Avance trinta anos e encontramos… nenhuma Corvette. Na época, a alta gerência sabia que o modelo existente estava muito ultrapassado e havia preparado uma reformulação completa, mas não estava totalmente pronta para o horário nobre quando o ano modelo de 1983 foi lançado. Em vez de apressar seu carro-chefe de desempenho, o ano modelo de 1983 foi pulado – pelo menos para os clientes. Apenas um carro de pré-produção escapou; ele agora repousa em um museu.
3 - National Corvette Museum
É preciso um carro especial para ganhar um lugar em um museu – e um ainda mais especial para merecer um museu só para si. O National Corvette Museum está localizado em Kentucky, não muito longe da fábrica da GM onde as Corvettes são fabricadas hoje. Ele abriga uma grande variedade de exemplos importantes, incluindo marcos de produção e carros de cinema. Curiosidade: uma cratera engoliu oito carros em 2014, embora alguns tenham sido recuperados e até restaurados.
4 - Começa com 'C'
Cada geração de Corvette, definida pelo ano em que grandes mudanças são feitas, é denotada por entusiastas e fãs usando uma notação alfanumérica. A primeira geração de Corvette, de 1953 a 1962, é chamada de C1. Isso progride em sequência até o modelo atual, chamado C8. Você sabe que está falando com um verdadeiro fã de Corvette se ele começar a usar esses termos.
5 - Semana do Tubarão
Agora que você está atualizado sobre a terminologia, podemos simplesmente dizer que o modelo C3 ('68 a '82) foi massivamente influenciado por designs de um carro conceito da GM chamado Mako Shark II. Projetado pelo ás Larry Shinoda, o conceito era cheio de brânquias e ângulos agudos – assim como as versões de produção do C2.
6 - Que você corra por muito tempo
E, sim, você leu certo – o C3 esteve em produção, embora com algumas mudanças, mas não o suficiente para mover a agulha geracional, por quase quinze anos. Uma crise do petróleo não ajudou, nem a imposição de um limite de velocidade nacional de 55 mph e várias cruzadas de segurança. Ainda assim, a Corvette perseverou e emergiu da era com edições especiais e um motor de injeção de combustível.
7 - Curiosidades Espaciais
Sendo um símbolo do sucesso americano, talvez não seja surpresa que as Corvettes fossem favorecidas pelos astronautas da NASA, particularmente nas décadas de 1960 e 1970. Histórias abundam sobre policiais da Flórida que faziam vista grossa enquanto astronautas como Alan Shepard e Gus Grissom corriam com seus carros em estradas públicas e ao longo de algumas praias.
8 - Febre Indy
O outro símbolo da velocidade americana, o Indy 500, acolheu a Corvette como seu carro de segurança não menos que 22 vezes até o momento. Isso é mais do que qualquer outro modelo individual, embora possa surpreender alguns saber que ela só apareceu pela primeira vez em 1978, quando foi pilotada pelo campeão da Indy Jim Rathmann. Com certeza supera o ano em que usaram um Oldsmobile Bravada.
9 - Deslize Elétrico
A mudança para trens de força com motor central para a geração C8 significou que a frente da Corvette foi finalmente liberada para um motor elétrico do tamanho de um melão. Instalado para auxiliar, não substituir o potente motor V8; permitiu à GM construir a primeira Corvette de produção com tração nas quatro rodas. Chamada de E-Ray, ela possui um trem de força híbrido que produz 655 cavalos de potência e acelera de 0 a 60 mph em cerca de 2,5 segundos.
10 - Potência de Quatro Dígitos
Os engenheiros quebraram a barreira de quatro dígitos com o mais recente ZR1, cujo motor V8 de 5,5 L com virabrequim plano liberou 1.064 cavalos de potência. Essa potência colossal é totalmente canalizada para as rodas traseiras. Mal um ano depois, entusiastas da velocidade dentro da empresa pegaram o motor elétrico do E-Ray e o colocaram no nariz de um ZR1, criando o ZR1X. Com 1.250 cavalos de potência, estima-se que esta fera de tração nas quatro rodas possa atingir 60 mph em menos de 2 segundos.
Valor da Corvette
De acordo com nossos amigos da Hagerty, as Corvettes C4 menos valiosas apreciaram 14% ao longo de três anos desde o início de 2020, e continuaram a se apreciar com um aumento de 20% nos últimos cinco anos. Os valores das Corvettes vintage têm uma faixa incrivelmente ampla, então há algo para todos. Os preços variam de US$ 16.000 para uma Corvette C4 de quarta geração (1984-1996) em condição #3 a US$ 146.700 para um carro C2 de segunda geração (1963-1967).
Você pode aprender mais sobre tendências de valorização com a ferramenta de valorização da Hagerty.
Para se divertir um pouco, confira este artigo sobre a Corvette mais cara já vendida em leilão.
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Cada geração tem seus próprios méritos e peculiaridades, com as iterações mais recentes competindo com os melhores supercarros de lugares como a Itália. Um fornecimento constante – mas ainda relativamente limitado em comparação com os modelos de mercado de massa verdadeiros – produzido na fábrica de Kentucky significa que, embora não haja uma Corvette em cada esquina, uma abundância de exemplos de segunda mão no mercado de carros usados coloca o modelo ao alcance de ainda mais entusiastas com um sonho.
1 - 1953
O primeiro modelo a surgir com o nome apareceu em 1953, após ter sido exibido no show Motorama da GM. Havia planos para vender cerca de 300 destes conversíveis, embora se estime que apenas 183 compradores tenham aparecido. Todos foram pintados de Branco Polo e usavam estofamento vermelho no interior, todos saídos de uma linha de montagem em Michigan.

2 - 1983
Avance trinta anos e encontramos… nenhuma Corvette. Na época, a alta gerência sabia que o modelo existente estava muito ultrapassado e havia preparado uma reformulação completa, mas não estava totalmente pronta para o horário nobre quando o ano modelo de 1983 foi lançado. Em vez de apressar seu carro-chefe de desempenho, o ano modelo de 1983 foi pulado – pelo menos para os clientes. Apenas um carro de pré-produção escapou; ele agora repousa em um museu.
3 - National Corvette Museum
É preciso um carro especial para ganhar um lugar em um museu – e um ainda mais especial para merecer um museu só para si. O National Corvette Museum está localizado em Kentucky, não muito longe da fábrica da GM onde as Corvettes são fabricadas hoje. Ele abriga uma grande variedade de exemplos importantes, incluindo marcos de produção e carros de cinema. Curiosidade: uma cratera engoliu oito carros em 2014, embora alguns tenham sido recuperados e até restaurados.

4 - Começa com 'C'
Cada geração de Corvette, definida pelo ano em que grandes mudanças são feitas, é denotada por entusiastas e fãs usando uma notação alfanumérica. A primeira geração de Corvette, de 1953 a 1962, é chamada de C1. Isso progride em sequência até o modelo atual, chamado C8. Você sabe que está falando com um verdadeiro fã de Corvette se ele começar a usar esses termos.
5 - Semana do Tubarão
Agora que você está atualizado sobre a terminologia, podemos simplesmente dizer que o modelo C3 ('68 a '82) foi massivamente influenciado por designs de um carro conceito da GM chamado Mako Shark II. Projetado pelo ás Larry Shinoda, o conceito era cheio de brânquias e ângulos agudos – assim como as versões de produção do C2.

6 - Que você corra por muito tempo
E, sim, você leu certo – o C3 esteve em produção, embora com algumas mudanças, mas não o suficiente para mover a agulha geracional, por quase quinze anos. Uma crise do petróleo não ajudou, nem a imposição de um limite de velocidade nacional de 55 mph e várias cruzadas de segurança. Ainda assim, a Corvette perseverou e emergiu da era com edições especiais e um motor de injeção de combustível.
7 - Curiosidades Espaciais
Sendo um símbolo do sucesso americano, talvez não seja surpresa que as Corvettes fossem favorecidas pelos astronautas da NASA, particularmente nas décadas de 1960 e 1970. Histórias abundam sobre policiais da Flórida que faziam vista grossa enquanto astronautas como Alan Shepard e Gus Grissom corriam com seus carros em estradas públicas e ao longo de algumas praias.

8 - Febre Indy
O outro símbolo da velocidade americana, o Indy 500, acolheu a Corvette como seu carro de segurança não menos que 22 vezes até o momento. Isso é mais do que qualquer outro modelo individual, embora possa surpreender alguns saber que ela só apareceu pela primeira vez em 1978, quando foi pilotada pelo campeão da Indy Jim Rathmann. Com certeza supera o ano em que usaram um Oldsmobile Bravada.
9 - Deslize Elétrico
A mudança para trens de força com motor central para a geração C8 significou que a frente da Corvette foi finalmente liberada para um motor elétrico do tamanho de um melão. Instalado para auxiliar, não substituir o potente motor V8; permitiu à GM construir a primeira Corvette de produção com tração nas quatro rodas. Chamada de E-Ray, ela possui um trem de força híbrido que produz 655 cavalos de potência e acelera de 0 a 60 mph em cerca de 2,5 segundos.

10 - Potência de Quatro Dígitos
Os engenheiros quebraram a barreira de quatro dígitos com o mais recente ZR1, cujo motor V8 de 5,5 L com virabrequim plano liberou 1.064 cavalos de potência. Essa potência colossal é totalmente canalizada para as rodas traseiras. Mal um ano depois, entusiastas da velocidade dentro da empresa pegaram o motor elétrico do E-Ray e o colocaram no nariz de um ZR1, criando o ZR1X. Com 1.250 cavalos de potência, estima-se que esta fera de tração nas quatro rodas possa atingir 60 mph em menos de 2 segundos.
Valor da Corvette
De acordo com nossos amigos da Hagerty, as Corvettes C4 menos valiosas apreciaram 14% ao longo de três anos desde o início de 2020, e continuaram a se apreciar com um aumento de 20% nos últimos cinco anos. Os valores das Corvettes vintage têm uma faixa incrivelmente ampla, então há algo para todos. Os preços variam de US$ 16.000 para uma Corvette C4 de quarta geração (1984-1996) em condição #3 a US$ 146.700 para um carro C2 de segunda geração (1963-1967).
Você pode aprender mais sobre tendências de valorização com a ferramenta de valorização da Hagerty.
Para se divertir um pouco, confira este artigo sobre a Corvette mais cara já vendida em leilão.